Viagem Aldeias de Xisto_ Portugal

Bom dia. Recentemente fiz uma viagem a solo no meu pais, Portugal. Uma viagem cá dentro para descobrir um dos tesouro que temos em Portugal. Refiro-me às Aldeias de Xisto. Estas aldeias situam-se no centro/norte e interior de Portugal, mais concretamente nas 4 zonas denominadas: serra da Lousã, serra do Açor, Zêzere e Tejo-Ocreza. São aldeias com uma arquitetura peculiar, em que a matéria prima usada na construção , ou reconstrução, das casas é essencialmente a pedra denominada de xisto. São 27 aldeias as que me propus visitar. Visitei todas exceto uma, que preferi não fazer o desvio, dado a hora já ser adiantada e eu ter ainda muito para andar.
Tudo isto não seria a viagem fantástica que foi, se não fosse ter a aplicação Kurviger a apoiar-me em todo o percurso. Planeei a viagem em 7 etapas, e correu lindamente. A app esteve sempre em cima do acontecimento e nunca me “enganou”. Eu é que às vezes me esquecia de virar na curva de saída.
Vou tentar deixar o link da viagem e algumas fotos para poderem comprovar o que tentei transmitir.
Aldeias de Xisto- Portugal

5 Likes

Danke José für den Tipp!
Wir sind im Oktober in Portugal und ich werde versuchen, das ein oder andere Schieferdorf zu besuchen.
Viele Grüße
Wolfgang


Obrigado José pela dica!
Estaremos em Portugal em outubro e vou tentar visitar algumas das aldeias de xisto.
Com os melhores cumprimentos
Wolfgang

1 Like

Do it. It’s beautiful. The roads are dreamy. Curves that are crazy. Compliments

We have a “strong” detailled route (purple) - but I’ll try to convince some friends to take a “detour” to these Aldeias de Xisto and follow a part of your tour (red-dotted):


Again: thanks for letting us know!

Do it. Go to Janeiro de Cima ou Janeiro de Baixo. I would say that they are not the most typical Xisto villages, but they still have a lot of xisto construction.